A compra de imóveis em Joinville é uma transação arriscada, pois as propriedades apresentam preços elevados. Não há espaço para erros quando muito dinheiro vai ser envolvido nesse negócio. É necessário tomar precauções antes.
E como comprar um imóvel com segurança? Existem algumas dicas para acertar na compra do seu imóvel antes disso ser realizado. Elas envolvem a documentação, a qualidade física da propriedade e da região, a confiabilidade da corretora, etc.
Prosseguindo com a leitura do artigo, você vai entender o que verificar antes de comprar um imóvel para não errar na hora da aquisição!
Imóveis em Joinville: 4 dicas para acertar na compra do seu imóvel
“Adquirir um imóvel é um compromisso pesado, que deve ser bem pensado antes de ser realizado.”
Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muitos brasileiros, mas dependendo dos passos que tomar, também pode virar um pesadelo. Se você não conferir todos os aspectos da propriedade, pode acabar cometendo um erro.
Num mercado imobiliário aquecido, onde se viu crescimento de até 70% na venda de imóveis, há muitas propriedades arriscadas. É importante conferir o espaço, os documentos e a empresa que viabiliza a aquisição.
Essas são algumas das dicas para acertar na compra do seu imóvel!
1. Confira todos os documentos do imóvel
Ao tentar adquirir o imóvel, você corre um sério risco de golpe imobiliário quando não confere a documentação. Há três tipos de documentos que você deve conferir, que são:
- Os documentos do comprador (confira se está tudo certo quanto ao seu nome)
- Os documentos do vendedor (para ver se há alguma pendência no nome dele e se a propriedade é realmente dele)
- Os documentos do imóvel (para ver se há alguma pendência com o imóvel)
Vamos conferir cada um em específico!
Documentos do comprador
Os principais documentos para a venda do imóvel são:
- Comprovante de identidade, podendo ser RG, carteira de habilitação ou CPF
- Comprovante de renda, podendo ser CTPS, contracheque ou extrato bancário, em caso de trabalhador autônomo
- Comprovante de estado civil, podendo ser certidão de nascimento ou casamento. Se houver divórcio ou separação, a de casamento deve apresentar averbação.
Agora, se for união estável, ela deve ser comprovada com escritura declaratória ou certidão de filho em comum
- Comprovante de residência atual, que pode ser contas de luz, telefone ou água
- Declaração de Imposto de Renda, com exceção para quem for isento
Documentos do vendedor
Os documentos que o vendedor deve apresentar são:
- Comprovante de identidade, como RG ou carteira de habilitação e CPF
- Comprovante de estado civil, como certidão de nascimento ou de casamento. Em caso de união estável, deve apresentar escritura declaratória ou certidão de filho em comum
- Situação com a justiça, que pode ser comprovada com: certidão de distribuidor cível, de feitos da Justiça Federal, de Feitos da Justiça do Trabalho, Negativa de Interdição, Tutela e Curatela
Documentos do imóvel
Os últimos documentos para a venda do imóvel são:
- Matrícula atualizada
- Escritura do imóvel
- Habite-se, que declara que o imóvel é habitável
- Declaração de inexistência de débitos condominiais, se o imóvel for um apartamento
- Certidão de ônus reais
- Contrato de compra e venda
- Registro de ações reipersecutórias e alienações
- Planta baixa
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
- Averbação da construção, que deve ser entregue junta do registro do imóvel
- Taxa de Cadastro e Avaliação (TCA)
2. Faça uma visita para avaliar a qualidade física do imóvel
Antes de adquirir o imóvel, você deve conferir de perto a qualidade do mesmo. Preste atenção em todos os cômodos da casa para avaliar se:
- Ela atende às suas necessidades
- Apresenta algum problema estrutural
- Está de acordo com o que foi informado pelo vendedor e/ou empresa imobiliária
Além disso, aproveite para analisar o espaço externo à casa, ou seja, a vizinhança. É importante conferir se é um espaço seguro, bem localizado e que não vai sofrer com problemas como o alagamento da rua.
3. Registre imediatamente a escritura em cartório
Um dos principais erros na compra de imóvel é achar que por ter a escritura, já é dono dele. Acontece que para ele ser propriamente seu, é necessário levar a escritura para o Cartório de Registro de Imóveis da cidade.
Após realizar o registro, a propriedade finalmente passa para o seu nome, se tornando então a sua posse. Caso se sinta inseguro com esse processo, pode contar com uma empresa imobiliária ou um corretor especializado.
4. Conte com uma empresa imobiliária de credibilidade
Como pode ver até agora, comprar imóveis é um processo carregado de detalhes e pormenores. Para quem não faz parte do mercado imobiliário, essas questões podem ser estranhas e isso acaba levando ao erro na compra do imóvel.
Por isso, uma das principais dicas é contar com uma empresa imobiliária de qualidade, que possui o know-how desse tipo de negócio. Ao contratar a nossa empresa, você tem maior segurança jurídica em qualquer transação imobiliária.
Conclusão
A compra de um imóvel não é um bicho de sete cabeças, mas ainda assim tem pormenores que podem prejudicar o comprador. Essas dicas existem para evitar enganos e erros que vão lhe comprometer nesse negócio imobiliário.
Então, ao achar imóveis em Joinville que chamam a sua atenção, siga essas dicas para concretizar uma boa compra!
Palavras-chave secundárias: adquirir imóvel, dicas para acertar na compra do seu imóvel, comprar imóvel, documentos do imóvel, documentos para a venda do imóvel, compra de imóvel, mercado imobiliário, empresa imobiliária.